
Psicoterapia
A psicoterapia é um método de intervenção da psicologia clínica e possui várias linhas teóricas que buscam explicar e tratar o sofrimento psíquico. Cada psicólogo escolhe uma abordagem para conduzir o tratamento. Baseio minha prática na Psicanálise, abordagem escolhida por contemplar aspectos que considero fundamental nos atendimentos, como o manejo clínico do caso a caso, a escuta, a ética e o respeito profundo às singularidades.
A principal técnica da psicanálise é associação livre que foi descoberta por Freud. Nesta, o paciente fala livremente sobre o que lhe acomete e o psicólogo (analista) escuta, fazendo surgir assim, elementos inconscientes que estavam ocultos. Ao longo do processo, vão se esclarecendo as repetições que impedem o paciente de decidir de modo mais protagônico e consciente a condução da própria vida, desejos e necessidades, possibilitando, assim, fazer algo diferente com o sofrimento.
A relação psicólogo (analista) e paciente é pautada no compromisso ético que oferece um espaço de escuta seguro, baseado na confidencialidade e sigilo, no qual o sujeito pode falar livremente, sem julgamentos sobre sua vida.
Um profissional pode te ajudar nesse processo:
